Utilizar Em Vez de Consumir

Estar hoje no negócio de fabricar e vender produtos, é como viver em conflito interno constante – como estar neste negócio sem causar impacto desnecessário no planeta? O consumo é muitas vezes referido como uma ameaça, mas as nossas vidas dependem de um conjunto de produtos cujo fabrico interfere no bem estar do planeta. No entanto, não se vislumbram ainda alternativas possíveis para contornar este facto. Mas o acto da compra não é necessariamente prejudicial. A forma como consumimos, os métodos de produção e o tipo de produto que se fabrica, é que pode ter mais ou menos impacto. Na Ghome, o nosso entendimento é que, qualquer solução real para este problema passa por uma responsabilidade partilhada entre utilizadores e fabricantes, mas estamos convencidos que o primeiro passo deve ser dado pelos fabricantes. Por nós!

A ideia generalizada que vivemos numa cultura descartável – onde é mais compensador deitar fora o velho e comprar novo, não faz sentido para a Ghome. Estamos conscientes de que é isto que se passa em grande parte do mundo, mas para nós, é assim apenas porque ainda não apareceu uma alternativa credível no mercado.

Se as empresas continuarem a tratar as pessoas como consumidores – pessoas que compram, usam e deitam fora, este será o tipo de produto disponível do mercado – descartável. Em alternativa, se as empresas recuperarem a capacidade de ver as pessoas como utilizadores – pessoas responsáveis, que cuidam e consertam os seus produtos, vai fazer uma diferença enorme na forma como se fabrica qualquer produto.

Apesar do máximo cuidado no design e fabrico dos nossos produtos, nós sabemos que nenhum deles irá durar para sempre. O nosso desenvolvimento de produto procura estimular um uso cuidado, mas ao mesmo tempo qualquer produto tem de permitir a sua reparação caso algo inesperado aconteça. No fabrico somos obcecados em antecipar todos os pontos fracos antes de lançar um produto novo no mercado, mas nada nem ninguém é perfeito. Já aconteceu algumas vezes um produto ter-se estragado. Mas quando aconteceu, deu-nos sempre muita satisfação termos sido contactados pelos nossos clientes no sentido de encontrarmos juntos uma solução  para o problema.

A mudança pode ser lenta, mas é possível. Na Ghome somos pacientes e muito focados nos nossos objectivos. Porém, faz toda a diferença estarmos a chegar às pessoas certas.

A Ghome também és tu!

Ghome